terça-feira, 28 de maio de 2019

CARTAS Bibliofobia: medo de livros ou medo de ler?

Milhares de pessoas odiavam livros na Idade Média. Os internos comuns olhavam com desdém, desgosto e raiva para todos aqueles "intelectuais" que podiam decifrar os estranhos símbolos que imprimiam em suas páginas e que os tornavam uma ameaça racional e poderosa contra seu analfabetismo. Tom Shippey, um especialista em literatura medieval, diz que com o crescimento exponencial de profissões que exigiam alfabetização (principalmente governamentais e religiosas), as pessoas comuns desenvolviam uma fobia de qualquer tipo de documento impresso ou escrito e o poder que eles teriam. os advogados nas massas.

No México ainda há muitas pessoas que odeiam ler e que usam a palavra "intelectual" como termo pejorativo. Quando ouvem alguém que cita livros ou que parece estar mais profundamente envolvido em uma cultura mais séria e profunda, eles fecham suas mentes e rejeitam quaisquer novas idéias. Eles são uma continuação desse ódio que nasceu desde a Idade Média. Eles se recusam a tocar um livro por causa do vínculo negativo que criaram em suas mentes: eles têm  bibliofobia , um medo ou desprezo  incomum pela leitura , por livros e qualquer elemento escrito que pareça incompreensível.

No entanto, a bibliofobia não abrange apenas o que acabamos de mencionar. Aqueles que sofrem podem sentir pânico, ansiedade e até mesmo um forte tormento se estiverem diante de um livro, um caderno ou um documento. Isso não é causado apenas pelo desprezo de uma classe informada, mas por problemas de aprendizagem, dislexia, contexto cultural, analfabetismo ou outros traumas relacionados à leitura.

-


O que é bibliofobia ?

O que é a Bibliofobia? Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-que-e-a-bibliofobia.html

Você é um bom leitor? Gosta de ter acesso a livros novos e está sempre buscando uma boa obra para apreciar? Se as respostas para estas perguntas forem sim, saiba que você é uma pessoa de sorte. A leitura abre caminho para novos universos, além de ser ótima para ampliar o vocabulário.

No entanto, existem pessoas que sofrem de uma fobia caracterizada pelo medo irracional e doentio de livros. Essa doença recebe o nome de bibliofobia, uma fobia razoavelmente incomum entre a população.

O medo de livros pode vir acompanhado de algumas particularidades, como o medo específico de livros didáticos, romances ou livros infantis. A bibliofobia também possui algumas variações, como a Mitofobia, que é o medo de lendas.

A bibliofobia causa dificuldade de leitura e de aprendizagem. É normal que as pessoas com essa doença fiquem nervosas ao serem obrigadas a ler, principalmente em voz alta. A doença pode causar sintomas físicos, como tremor, suor, lágrimas, batimentos cardíacos acelerados, entre outros problemas.

Tratamento para bibliofobia


Essa fobia pode ser extremamente limitante para a vida de uma pessoa e, por isso, ela precisa ser tratada da maneira correta, com profissionais capacitados. Apenas o tratamento pode evitar que o portador da fobia tenha sérios problemas na vida escolar e também no âmbito profissional.

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-que-e-a-bibliofobia.html


Ouça o artigo

https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/bibliofobia



Definição
A Bibliofobia como definido pelo dicionário Merriam Webster é “uma forte antipatia dos livros”, ou mais comumente conhecido como o medo ou o ódio de livros ou leitura.
A Bibliofobia é uma causa comum de censura e queima de livros.
A origem da palavra biblio é grega (que significa livro) e fobia é grega (significa medo).
O que é Bibliofobia?
A bibliofobia é um medo incomum que pode ser definido como medo de livros ou ódio de livros.
Geralmente a antiga definição é mais precisa.
Essa fobia pode ser confinada a certos livros; por exemplo, aqueles que temem bruxaria podem ver a série de Harry Potter em um sentido bibliofóbico, ou pode ser mais específico para coisas como ler em voz alta, o que para uma pessoa com bibliofobia pode ser um exercício extraordinariamente doloroso.
Os sintomas da bibliofobia podem progredir para pânico total.
Eles podem incluir: sudorese, respiração rápida ou frequência cardíaca e ataques de pânico.
Mais frequentemente, a pessoa bibliofóbica, especialmente quando solicitada a ler em voz alta, seria incapaz de fazê-lo, ou expressaria emoções extremas como o choro.
Há uma série de condições na primeira infância que podem criar a bibliofobia. Estes incluem dificuldades de aprendizagem, especialmente as não diagnosticadas, que podem dificultar a leitura silenciosa ou em voz alta. Condições como dislexia vêm à mente.
Outras coisas, como o analfabetismo oculto, podem fazer com que as pessoas expressem um profundo desagrado pela leitura, e podem ter medo de descobrir sua incapacidade de ler.