terça-feira, 28 de maio de 2019



Ouça o artigo

https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/bibliofobia



Definição
A Bibliofobia como definido pelo dicionário Merriam Webster é “uma forte antipatia dos livros”, ou mais comumente conhecido como o medo ou o ódio de livros ou leitura.
A Bibliofobia é uma causa comum de censura e queima de livros.
A origem da palavra biblio é grega (que significa livro) e fobia é grega (significa medo).
O que é Bibliofobia?
A bibliofobia é um medo incomum que pode ser definido como medo de livros ou ódio de livros.
Geralmente a antiga definição é mais precisa.
Essa fobia pode ser confinada a certos livros; por exemplo, aqueles que temem bruxaria podem ver a série de Harry Potter em um sentido bibliofóbico, ou pode ser mais específico para coisas como ler em voz alta, o que para uma pessoa com bibliofobia pode ser um exercício extraordinariamente doloroso.
Os sintomas da bibliofobia podem progredir para pânico total.
Eles podem incluir: sudorese, respiração rápida ou frequência cardíaca e ataques de pânico.
Mais frequentemente, a pessoa bibliofóbica, especialmente quando solicitada a ler em voz alta, seria incapaz de fazê-lo, ou expressaria emoções extremas como o choro.
Há uma série de condições na primeira infância que podem criar a bibliofobia. Estes incluem dificuldades de aprendizagem, especialmente as não diagnosticadas, que podem dificultar a leitura silenciosa ou em voz alta. Condições como dislexia vêm à mente.
Outras coisas, como o analfabetismo oculto, podem fazer com que as pessoas expressem um profundo desagrado pela leitura, e podem ter medo de descobrir sua incapacidade de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário